Psicólogo evolucionista explica os superpoderes dos gatos

Os gatos domésticos são predadores altamente eficazes, com sentidos aguçados de visão, audição e olfato, além de várias outras capacidades sensoriais especializadas que favorecem seu sucesso e sobrevivência. Por conta disso, os gatos possuem verdadeiros superpoderes.

Confira mais detalhes sobre os supersentidos dos nossos felinos favoritos, de acordo com o psicólogo Nigel Barber:

Visão noturna e audição supersônica

Os gatos têm uma visão noturna muito melhor do que a dos humanos. Seu tapetum lucidum reflete a luz para que o sinal visual seja aprimorado. A pupila do gato fica em forma de fenda durante o dia. À noite, a pupila se abre para cobrir a maior parte do olho. Isso significa que a visão noturna de um gato é bastante aprimorada.

Mesmo em noites muito escuras, os gatos são bons em contornar obstáculos e podem se espremer em espaços apertados. Esta habilidade é devido aos seus bigodes altamente sensíveis. Os bigodes se estendem até a largura do corpo do gato e permitem que eles avaliem se o corpo pode passar por um espaço estreito. Por isso, os bigodes dos felinos não podem ser cortados!

As capacidades visuais do gato são adaptações à caça em condições de pouca luz. Outros sentidos os ajudam a encontrar presas. Por exemplo, os gatos ouvem em frequências mais altas do que os humanos. Nessa faixa, eles detectam os guinchos ultrassônicos de pequenos roedores que são presas típicas.

Os gatos também têm um olfato extraordinariamente bom que os ajuda a identificar e localizar suas presas. Dadas todas essas adaptações sensoriais refinadas, não é surpresa que os gatos domésticos possam ser predadores eficazes.

Sensor de gravitação

Gatos gostam de escalar. Eles procuram poleiros elevados onde possam vigiar o que está acontecendo ao seu redor. Muitos gostam de se sentar nas costas dos sofás ao lado de uma janela onde podem monitorar presas em potencial.

Dado que muitos permanecem dentro de uma casa, esse hobby é puramente teórico. No entanto, remonta às estratégias de caça de gatos selvagens que muitas vezes atacam presas de uma altura.

Consistente com essa tática de caça, os gatos são muito bons em cair bem. Eles têm um excelente reflexo de “endireitamento” para que sempre saibam em que direção está e invariavelmente pousam de pé ao cair. Essa capacidade depende do sistema vestibular do ouvido interno.

Não está claro se os gatos podem detectar o campo magnético da Terra para uso na navegação, como fazem os cães. Mesmo assim, sua capacidade de voltar para casa é impressionante. Os gatos são conhecidos por andar centenas de quilômetros para chegar às suas casas. Não sabemos como eles fazem isso, mas provavelmente confiam em sua excelente visão e olfato.

No entanto, nem todos os gatos são bons em voltar para casa e muitos se perdem com muita facilidade, como refletido nos casos de “gato perdido” que surgem nas redes sociais. Se os gatos forem mantidos dentro de casa, eles podem não desenvolver um bom mapa mental de seus arredores fora da casa.

Por outro lado, os gatos criados ao ar livre desenvolvem uma boa compreensão de seus arredores. Alguns seguem uma rota semelhante todas as noites enquanto procuram presas, assim como uma pessoa que vai trabalhar segue uma rota familiar.

Recursos incomuns

O fato de os gatos caírem bem é uma prova de sua sensibilidade vestibular, mas também reflete um controle excepcionalmente bom sobre todos os músculos do corpo. Esse excelente controle motor faz parte de sua herança como predadores eficazes.

Essa habilidade implica em uma boa noção de onde suas partes do corpo estão em relação umas às outras. Essa é a base para o movimento coordenado em três dimensões.

O post Psicólogo evolucionista explica os superpoderes dos gatos apareceu primeiro em Pet é pop.

Comentários

Todo mundo está vendo