Pisar em uma barata pode ser perigoso

Pisar em uma barata pode ser perigoso

O que fazer se uma barata for detectada em casa?

A barata é um inseto que provoca no ser humano uma repulsa instintiva e pisá-la é uma das reações mais comuns. Mas pode ser perigoso.

Muito mais que nosso nojo

Há problemas maiores que o repugnante som da pisada na barata e a mancha que seu corpo deixa no chão.

Um alerta da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que eliminar uma barata pode causar um grave problema de saúde no meio ambiente. O motivo não é outro senão a bactéria que este inseto pode espalhar quando esmagado.

Cuidado ao respirar!

Essas bactérias, em casos mais comuns do que pensamos, podem levar a crises de asma ou alergias quando inaladas.

Destruidoras anti-higiênicas

A OMS não hesita em descrever as baratas como "destruidoras anti-higiênicas em assentamentos humanos".

Doenças que podem causar

Algumas das doenças que as baratas podem transmitir quando as matamos são a salmonela e outras causadas por estreptococos e estafilococos.

Também no intestino

Essas bactérias também podem alojar-se no intestino e levar a doenças como diarreia, cólera e febre tifoide.

Como saber se ela está morta?

O pior de tudo é que, muitas vezes, pisar numa barata e achar que ela está morta pode ser um grave erro.

O que fazer com o corpo?

Para começar, ao pisar em uma barata, devemos deixá-la lá e esperar que outros insetos a levem ou pegá-la com um pedaço de papel e jogá-la no lixo?

FIngem-se de mortas

Independentemente do que seja feito, é muito difícil garantir que estamos a lidar com um corpo sem vida. Esses insetos têm a capacidade de fingir que estão mortos para, quando o perigo passar, rastejar (muitas vezes quase em pedaços) até seu esconderijo.

Suportam 900 vezes o próprio peso

Entomologistas especialistas garantem que uma barata pode suportar até 900 vezes seu próprio peso, então para matá-la você tem que pisar bem forte!

Ela vai voltar para vingar-se?

Não é garantido que uma barata morra no primeiro golpe. Talvez, se após haver saído um momento, não a encontramos onde a deixamos, ela poderia estar preparando sua vingança. Brincadeiras à parte, a verade é que as baratas não deixam de ser sobreviventes!

Extrema adaptabilidade

O entomologista e especialista em controle de pragas Ryan Smith disse à ABC que as baratas têm “extrema adaptabilidade” e um instinto de sobrevivência superior a muitos seres vivos.

Capacidade de fuga tremenda

De fato, sua flexibilidade permite que elas mudem o fluxo de energia de seu corpo para carregá-los nas pernas e poderem fugir de uma ameaça. Como se tivessem um super poder!

O melhor: não pise nelas!

O que parece claro é que não é bom matá-las institivamente. Pode ser prejudicial à nossa saúde.

Solução: fumigar

Uma barata pode sobreviver vários meses sem comida e gravemente ferida enquanto elimina bactérias. Uma fumigação completa pode realmente eliminar o problema. Ou quase todo o problema. Baratas (convenhamos) sempre voltam.

Comentários

Todo mundo está vendo